Jatear vidros é uma técnica antiga que já passou por diversas evoluções
04/08/2010
Atualmente o processo é feito numa cabine fechada, sem contato com o artista. Não existe mais a utilização da areia, mas de pós abrasivos mais eficientes e menos tóxicos.
Hoje o papel da informática é importante nesse tipo de trabalho, pois permite a reprodução no vidro de qualquer desenho, estampa ou foto, trazidas pelo cliente. A figura é trabalhada na tela do computador, permitindo que se tenha uma visão antecipada de como ficará o trabalho depois de pronto.
Características:
Permite ser laminado: são vidros que permitem ser passados por um processo de laminação, sem alterar suas características iniciais.
Oferece média proteção contra raios solares: são vidros com propriedades de deixar passar parte da luz, retendo radiação solar.
Permite ser temperado: são vidros passados por forno de têmpera horizontal ou vertical, mantêm suas características iniciais de cor e transparência, ganhando maior resistência mecânica.
Pode ser curvado: são vidros que permitem ser curvados sem a alteração de suas propriedades de cor e transparência.
Pode compor ou fazer parte de insulados ou duplos: são vidros que podem entrar, de forma monolítica ou laminada, na composição total ou parcial dos vidros insulados ou duplos.